Orações
Santa Bernadette explica o significado de comer ervas: penitência
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Santa Bernadette bebe por vez primeira da fonte |
No dia 25 de fevereiro, Nossa Senhora mandou Santa Bernadette se lavar com a água da gruta e comer ervas da mesma gruta.
No dia anterior (24 de fevereiro) Nossa Senhora tinha feito um apelo insistente à penitência.
O comer ervas insere-se num contexto penitencial, por certo o mais explícito e taxativo de todas as aparições.
Num primeiro momento, o público ficou vendo a Santa comer ervas e se lavar com a água barrenta da fonte achou que enlouquecera.
No diálogo que então aconteceu encontramos, vindos dos próprios lábios da vidente, a explicação do até então insólito gesto:
― “E essa erva que tu comeste?”
― “Ela também pediu que fizesse…”
― “O que Ela te disse?”
― “Come dessa erva que está ali”.
― “Mas são os animais que comem erva!”
― “Mas por quê essa agitação hoje? Ontem, Ela me tinha dito de beijar a terra em penitência pelos pecadores”.
― “Mas você sabe que por causa dessas coisas, o pessoal acredita que você está doida?”
― “Pelos pecadores...”
Alguns autores narram o fato atribuindo a Nossa Senhora simplesmente o seguinte pedido:
― “Queres comer erva pelos pecadores?”
Fica assim claro que, como bem entendeu Santa Bernadette, o comer ervas é um ato penitencial em benefício dos pecadores.
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Romaria "des Guardians" é feita à cavalo. Fundo: basílica de Lourdes |
O Êxodo do Egito, outro exemplo
Ainda que não tivéssemos as palavras de Santa Bernadette, a exegese católica nos conduziria à mesma conclusão.
De fato, na véspera da partida do Egito, Moisés mandou os judeus prepararem um cabrito e o comerem com ervas amargas (Êxodo 12, 8).
É a origem da Ceia Pascal e uma prefigura da Redenção.
Os judeus conservaram o costume como lembrança da escravidão no Egito, que simboliza a escravidão ao pecado do qual Nosso Senhor veio nos libertar.
O cordeiro da Ceia Pascal era recheado com ervas amargas, prefigurando que o Cordeiro de Deus assumiria a tarefa de nos redimir do pecado com um sacrifício satisfatório.
A essência da penitência está precisamente no abandono do reino do pecado em que possamos ter tido parte, simbolizado pelo Egito, para nos voltarmos para a fidelidade a Deus e trilhar o caminho da Lei e da Terra Prometida.
Terra Prometida esta que no contexto histórico de Lourdes, La Salette e Fátima, é bem claramente o Reino de Maria, que Nossa Senhora prometeu dizendo: “No fim, o meu Imaculado Coração triunfará”.
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